Iniciativas PCP

Para assinalar o 96.º aniversário do PCP em Stª Mª da Feira decorreu no passado sábado, num restaurante do Concelho, um jantar comemorativo em que participaram largas dezenas de militantes e amigos do Partido.

Num breve improviso, Filipe Moreira, dirigente regional e concelhio do PCP, depois de saudar e agradecer a presença de todos, enfatizou o particular significado da iniciativa e da própria celebração, dado tratar-se de um Partido que, ao longo de quase um século de existência e mesmo nas mais difíceis condições no período negro do fascismo, sempre lutou pela liberdade e pela democracia em defesa dos trabalhadores e dos mais desfavorecidos. Mas não deixou, de igual forma, de apontar as grandes tarefas e iniciativas que se avizinham no actual momento político extremamente exigente e complexo.

Seguiu-se a intervenção de Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu que, além das referências à génese e criação do Partido, obra do operariado português e sob o forte impacto da revolução russa de 1917, cujo centenário este ano se comemora, destacou o papel indispensável e insubstituível dos comunistas na luta anti-fascista e na criação de condições para a Revolução de Abril em 1974. Papel e intervenção, como salientou, que foram decisivos na defesa e consolidação da democracia e que, sobretudo após as últimas eleições legislativas, proporcionaram uma nova fase da evolução política, permitindo alguns avanços e reposição de direitos, ainda que limitados, para a generalidade dos trabalhadores e dos reformados. Por isso, exortou, no final, ao reforço da participação e da luta, como meio determinante para romper com os actuais constrangimentos da União económica e monetária a que o Governo PS está amarrado e construir uma verdadeira alternativa com uma política patriótica e de esquerda.

Foi assim num ambiente caloroso e de grande confiança que se apagaram as velas dos 96 anos do Partido Comunista Português e se cantaram os parabéns ao aniversariante.

Stª Mª da Feira, 21 de Março de 2017

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do PCP.

Integrado na preparação da X Assembleia Regional de Aveiro do PCP, do próximo dia 25 de Março, teve lugar, no sábado passado, um plenário conjunto das organizações concelhias de Stª Mª da Feira e Castelo de Paiva, com a participação de algumas dezenas de militantes.

A mesa que dirigiu este plenário, constituída pelos membros da DORAV Filipe Moreira, Luís Quintino e Manuela Silva, começou por enquadrar a convocação do órgão máximo do Partido no Distrito de Aveiro no actual e exigente momento político, apresentando em simultâneo as linhas essenciais do projecto de resolução posto a apreciação e debate.

Seguiu-se um vivo e diversificado conjunto de intervenções, que manifestaram não só as preocupações pela complexidade da situação internacional e pela ofensiva ideológica do imperialismo, por via da reescrita da história e do anti-comunismo mais primário, mas salientando igualmente, com redobrada confiança, os avanços e a reposição de direitos já alcançados, ainda que limitados, fruto da nova correlação de forças na Assembleia da Republica, com o contributo decisivo da luta dos trabalhadores e do PCP.

Os muitos problemas sociais e estruturais dos Concelhos de Stª Mª da Feira e Castelo de Paiva foram de igual modo, ao longo do debate, equacionados e denunciados pois, não obstante as suas naturais diferenças, ambos continuam a registar défices gritantes em matéria de rede viária e transportes públicos, acesso a serviços essenciais e ao próprio meio ambiente, e que comprovam amplamente a análise feita no citado projecto de resolução.

O plenário, a par da eleição dos delegados respectivos na X Assembleia Regional, expressou ainda total empenho e determinação no êxito das múltiplas tarefas e iniciativas que se avizinham, nomeadamente as comemorações do 8 de Março – Dia internacional da Mulher – e do 96 º Aniversário do PCP, além do 25 de Abril e do 1º de Maio, bem como a preparação das eleições autárquicas com o objectivo do reforço das posições e influência eleitoral da CDU nestes dois Concelhos.

Stª Mª da Feira, 6 de Março de 2017

Comissões Concelhias de Stª Mª da Feira e de Castelo de Paiva do PCP

Convida-se todos os camaradas e amigos a participarem no jantar comemorativo do 96º aniversário do PCP, a realizar-se no próximo dia 18 de março.